Turbantes, história e significado ao redor do mundo!
Não sabemos ao certo quando os turbantes surgiram , mas é sabido que surgiram antes do nascimento de Maomé e da fé Islâmica onde tem um função religiosa importante: É um símbolo material que reforça a consciência espiritual, uma fronteira entre a fé e a descrença. Lá é usado apenas pelos homens.
O turbante também é símbolo da fé Sikh, religião monoteísta indiana. Nela os homens e mulheres não devem cortar os cabelos e sim utilizar os turbantes para envolve-los. Ainda na índia são utilizados para proteger do clima severo. Os reis e marajás, no passado, utilizavam os turbantes e ditavam moda para a população.
Na África os turbantes são utilizados por homens e mulheres e na Africa negra tem funções sociais, religiosas e também fazem parte da moda. O turbante chegou ao Brasil dado a influência africana.
Na moda, em 1930 o estilista francês Paul Poiret introduziu o acessório na alta costura fazendo a cabeça de várias mulheres sofisticadas e artistas, entre elas Greta Garbo e Simone de Beavouir, logo depois foi a vez de Carmem Mirando fazer o acessório populas aqui no Brasil.
Além de lindos, usar turbantes também é questão de ATITUDE!!!
Comentários