Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes
Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Ações da Assistência Social

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Consciência Negra é trabalhada em diversas ações da Assistência Social

A  Prefeitura de Mogi das Cruzes por meio da Secretaria de Assistência Social  e das unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Jundiapeba I e II, Jardim Layr, e Jardim Aeroporto  realizaram nesta semana VI Evento da Consciência Negra, na sede da Congregação das Irmãs Ursulinas, no Conjunto Santo Ângelo. O objetivo foi promover uma reflexão crítica sobre a situação da população negra e a mobilização da sociedade para romper com a desigualdade e o preconceito, além de possibilitar contato mais próximo com a cultura afro-brasileira.

Trata-se de uma Ação Comunitária que já faz parte do Planejamento Anual do CRAS Jundiapeba I, que vem acontecendo desde o ano de 2012. Nesta edição, assim como no ano passado, a ação teve como atores no planejamento e na execução os CRAS Jardim Layr, Aeroporto III, Jundiapeba I e Jundiapeba II, além dos Serviços de Convivência, portanto, envolvendo quatro territórios, num único evento.

O tema faz parte do cotidiano dos equipamentos e tem como objetivos fortalecer, ampliar, valorizar a cultura africana, reconhecendo, significando e resignificando as identidades. A ação comunitária é um trabalho social que tem como  perspectiva  refletir às questões de raça e etnia, bem como uma forma de fortalecer o empoderamento, a construção de identidades positivas, a valorização da diversidade, a participação social e a defesa coletiva da dignidade e dos direitos deste segmento.

O evento  contou com  apresentação de poesia, música e dança das famílias que participam dos serviços ofertados pelos CRAS e uma apresentação de Contação de histórias performáticas do Coletivo "Agô Performances Negras". “Estas ações são de extrema importância, pois contribuem com a ampliação do diálogo e enfrentamento ao racismo, as  consequências desta prática desumanizante se revela corriqueira e não assumida pelas instituições”, avalia a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva.

Oficina

Para completar a programação do mês da Consciência Negra, foi realizada uma Oficina de Bonecas Abayomi, pelo CRAS Centro, em parceria com o CRAS Jundiabepa I, na Associação de Moradores do Bairro Novo Horizonte. Originalmente, as bonecas africanas foram criadas para acalentar as crianças durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros - navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil. As mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, que significa 'encontro precioso'.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo