Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes
Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Revisão do Plano Diretor

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Palestras abordam a importância do processo de revisão do Plano Diretor

A revisão do Plano Diretor de Mogi das Cruzes teve início nesta segunda-feira (13/11) pela manhã, no Theatro Vasques, com um evento no qual foram apresentados detalhes do processo e ministradas palestras que abordaram a importância do trabalho. O Estatuto das Cidades determina, em seu artigo 40, que a lei que institui o Plano Diretor seja revista pelo menos a cada dez anos, com o objetivo de guiar o desenvolvimento do município. O prefeito Marcus Melo participou do evento e destacou a sua abrangência:

“Temos uma cidade dinâmica e que cresce a cada dia. Estamos trabalhando para construir uma Mogi das Cruzes cada vez mais organizada, com crescimento sustentável e respeito ao meio ambiente. E a revisão do Plano Diretor vai nos proporcionar a chance de discutir o que queremos para o futuro. A participação da população é fundamental neste processo e ela será estimulada a dar opiniões, pois teremos uma série de audiências com este objetivo”, disse o prefeito, que esteve no evento ao lado da presidente do Fundo Social, Karin Melo, e do presidente da Câmara Municipal, Carlos Evaristo.

O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, falou sobre a ncessidade de se preparar para o fututo: “Todos nós temos uma agenda corrida e, muitas vezes, já estamos pensando no próximo compromisso. Vivemos em um mundo dinâmico, é verdade, mas neste contexto temos que nos preparar também para o futuro, definindo normas e regras que nos ajudem a viver em uma cidade organizada”, frisou.

Rodrigues lembra que o processo de revisão do Plano Diretor será um trabalho de longo prazo, que se estenderá ao longo do ano de 2018 e que contará com o apoio de ações já realizadas na cidade, como o Participa + Mogi – um conjunto de reuniões realizadas nos bairros em que a população é ouvida sobre demandas e propostas para melhorar o município. A programação de audiências públicas será divulgada em breve e incluirá reuniões temáticas, territoriais (por bairros) e ainda em encontros com grupos específicos, sempre com o objetivo de garantir a maior representatividade possível para este trabalho. Técnicos da Prefeitura levarão informação aos moradores, detalharão o andamento do processo e colherão sugestões e opiniões dos mogianos para o futuro da cidade.

Dois palestrantes falaram sobre os desafios do processo de crescimento das cidades: Mauro Calliari, administrador de empresas, mestre em urbanismo e autor do livro “Espaço Público e Urbanidade em São Paulo”, e o advogado Caio Vano Cogonhesi. De forma geral, ambos destacaram a necessidade de se priorizar o interesse coletivo, na forma de ruas e avenidas com acessibilidade, voltadas para os pedestres e com construções que cada vez mais “dialoguem” com as pessoas. “Caminhei pela rua Flaviado de Melo e observei uma solução muito boa, com espaço para os pedestras, bancos e arborização”, disse Calliari.

Na era das redes sociais, marcada pela interação imediata com a população, o processo de revisão do Plano Diretor de Mogi das Cruzes se utilizará de todas as ferramentas disponíveis para estimular o contato e a participação pública. A internet será um espaço com diversos canais para o diálogo, como o site da Prefeitura de Mogi das Cruzes e as redes sociais. Todas as informações e atualizações serão disponibilizadas de forma on-line, com estímulo à participação permanente da sociedade. (Marco Aurélio Sobreir

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo