Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes
Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Campanha Mogi + Rosa

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Campanha Mogi + Rosa oferece informação e exames preventivos contra o câncer de mama

A Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Fundo Social de Solidariedade lançaram nesta terça-feira (03/10), no Cemforpe, a Campanha Mogi + Rosa, cujo objetivo é ampliar as informações sobre o câncer de mama e principalmente realizar exames preventivos durante todo o mês de outubro. A boa estrutura da rede de saúde mogiana – que conta com quatro mamógrafos – é um dos diferenciais que deve contribuir para o bom desempenho da iniciativa.

“Muitas cidades, infelizmente, não contam com este tipo de equipamento e precisam aguardar a carreta de exames disponibilizada pelo Governo do Estado para oferecer o atendimento necessário à população. Neste sentido, Mogi das Cruzes possui uma rede muito bem estruturada, além de profissionais capacitados para oferecer diagnóstico e atendimento à população”, disse o prefeito Marcus Melo, que esteve no evento ao lado da presidente do Fundo Social, Karin Melo, e do secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis.

A evolução no núimero de exames de mamografia realizados em Mogi comprova a afirmação. Em 2009, foram 7.139 procedimentos do tipo, sendo que em 2016 o total chegou a 16.357 (incluindo a Carreta da Mamografia). Somente este ano, até o mês de setembro, já foram realizados 10.355 exames. “Estamos preparados para atender toda a demanda e a campanha tem justamente o objetivo de levar informação às pessoas, fazendo com que procurem a rede pública para o agendamento de seus exames”, comentou Cusatis.

De acordo com Karin Melo, a prevenção é a palavra-chave quando se fala de câncer. Ela lembrou que a evolução da tecnologia de diagnóstico, aliada ao diagnóstico precoce, garantem um tratamento satisfatório aos pacientes: “Todos nós temos um familiar ou algum conhecido que já teve ou tem esta doença. E o Mogi + Rosa é uma ação que oferece todos esses elementos, como informação, prevenção de ações práticas, como exames”, pontuou.

O evento desta terça-feira teve uma palestra com a médica mastologista Fabiana Leal Salgado Gama e atrações culturais, como uma apresentação teatral sobre doenças sexualmente transmissíveis, apresentação do Grupo Clow Fusão e o balé Paula Rodrigues Studio de Dança.

Programação

A programação inclui uma série de ações que serão realizadas nas unidades de saúde durante todo o mês de outubro, como coleta de Papanicolaou sem necessidade de agendamento, encaminhamento para exame de mamografia para mulheres com idade entre 50 e 69 anos (exame anual), vacinação contra HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos e rodas de conversa sobre câncer de mama e saúde da mulher.

Serão realizadas, ainda, palestras e encontros nos principais equipamentos de saúde com o Mãe Mogiana, Unica Jundiapeba, UnicaFisio, Pró-Mulher e Hospital Municipal. Além disso, todos os colaboradores usarão laços rosa na lapela e as unidades serão iluminadas com a cor rosa, mundialmente conhecida pela campanha de prevenção ao câncer de mama.

Cusatis frisou que, desde 2010, a Prefeitura de Mogi das Cruzes passou a oferecer exames de média complexidade, como mamografia, até então ofertados apenas pelo Governo do Estado. Com isso, a cidade passou a contar com quatro mamógrafos: Hospital Luzia de Pinho Melo (único equipamento até 2010), Unica Jundiapeba, AME e Pró-Mulher (instalados entre 2010 e 2012).

O secretário de Saúde observou ainda que as pacientes que realizarem exames de papanicolau e mamografia podem retirar resultados diretamente nas unidades de saúde. Se houver alteração nos resultados, a unidade entra em contato com a paciente e a convoca para uma avaliação mais detalhada. (Marco Aurélio Sobreiro)

Evolução de exames de mamografia realizados em Mogi das Cruzes:

  • 2009: 7.139
  • 2010: 10.870
  • 2011: 10.548
  • 2012: 12.557
  • 2013: 12.793
  • 2014: 13.644
  • 2015: 12.559
  • 2016: 16.357 (incluindo Carreta da Mamografia)
  • 2017: 10.355 (até setembro/2017)

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo