Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes
Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Conscientização sobre manutenção

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Prefeitura e Diretoria de Ensino lançam projeto de conscientização sobre manutenção de calçadas

 

O prefeito em exercício, Juliano Abe, esteve, na manhã desta quinta-feira (17/08), na Escola Estadual Professor Isaac Grinberg, em Braz Cubas, para o lançamento do projeto “A calçada é a extensão do lar”. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio das Secretarias Municipais de Serviços Urbanos, Transportes e Verde e Meio Ambiente, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino, que tem por objetivo conscientizar os jovens sobre a necessidade de todos contribuírem para a limpeza e manutenção de suas calçadas.

Mais de 40 alunos da unidade de ensino se envolveram na atividade e saíram às ruas do bairro no início da manhã para duas tarefas: um grupo foi batendo de porta em porta e conversando com os moradores, para um trabalho de conscientização, enquanto outro se dedicou à limpeza efetiva das calçadas, com serviços de varrição e também pintura de guias. A Prefeitura disponibilizou o material que foi utilizado e também deslocou equipes de apoio, para a execução dos trabalhos.

“Temos o hábito de cobrar muito dos outros, porém poucas vezes paramos para questionar o que nós estamos fazendo para melhorar a nossa vida e vida daqueles que estão ao nosso redor. Quando paramos para limpar a nossa casa ou a nossa escola, estamos contribuindo e também valorizando o trabalho daqueles que todos os dias fazem esse serviço. E por que não se empenhar para melhorar um lugar onde passamos praticamente metade das nossas vidas?”, destacou Abe, em um bate-papo com os estudantes.

O prefeito em exercício lembrou ainda que, por ano, a Administração Municipal gasta uma média de R$ 10 milhões com serviços de limpeza e manutenção de uma forma geral na cidade. “Isso é uma obrigação da Prefeitura, porém se todo mundo contribuísse cuidando da limpeza da sua calçada, por exemplo, já teríamos uma economia e esses recursos poderiam ser aplicados em outras coisas, como a construção de mais escolas”, exemplificou.

A dirigente regional de Ensino, Rosania Morroni, também estava presente e incentivou os alunos a participarem da ação. E os alunos participantes, que cursam atualmente o Ensino Médio, deram exemplo de conscientização sobre o tema. “Quando compramos uma casa ou um terreno, a metragem da calçada já está incluída. Ou seja, a responsabilidade de cuidar dessa calçada é de quem comprou, não da Prefeitura. Vamos batendo de porta em porta, levando esta mensagem e tentando ir contagiando os vizinhos, pois coisas boas também influenciam”, destacou Mateus Oliveira Gomes, de 15 anos, aluno do 2º ano do Ensino Médio da unidade de ensino.

O projeto “A calçada é a extensão do lar” terá continuidade ao longo dos próximos dias, em outras escolas estaduais do distrito de Braz Cubas. As próximas unidades que participarão são a E.E.s Frei Thimoteo Van Den Broeck, Galdino Pinheiro Franco, Professora Helena Urbano Nagib, Claudio Abrahão e Paulo de Oliveira Mello. Em todas elas, além do empenho dos alunos, haverá equipes de apoio da Prefeitura e os serviços executados serão capinação de cabeça de guias, raspagem de sarjetas, aplicação de cal nas guias, recolocação de lixeiras, revitalização da sinalização de solo, mais a conscientização junto à vizinhança. (Lívia de Sá)

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo