Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes
Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Treinamento sobre combate a incêndio

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Servidores municipais participam de treinamento sobre combate a incêndio em cobertura vegetal

Funcionários da Prefeitura de Mogi das Cruzes participaram, nesta quarta-feira (13/09), de um Treinamento de Combate a Incêndio em Cobertura Vegetal, em uma parceria entre a administração municipal, por meio do Departamento de Defesa Civil da Secretaria Municipal de Segurança, e o 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros. Ao todo, 26 funcionários de todas as secretarias municipais realizaram a atividade, que é um dos requisitos para a certificação do programa Município Verde Azul.

O treinamento foi dividido em duas partes e ministrado pelos instrutores do 17º GB. Durante a manhã, os participantes receberam a parte teórica, na sede do grupamento. Já no período da tarde, foram realizadas as atividades práticas, no parque Leon Feffer.

“Este curso é uma exigência para que a cidade consiga a certificação no programa Município Verde Azul. Além disso, é muito importante a qualificação dos profissionais da Prefeitura. Sabemos da qualidade do curso oferecido e do trabalho desenvolvido pelo 17º Grupamento em Mogi das Cruzes. Só temos a agradecer por esta parceria”, afirmou o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, que participou da abertura dos trabalhos.

O trabalho integrado entre o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura também foi destacado pelo comandante do 17º GB, tenente-coronel Jean Carlos de Araújo Leite. Ele lembrou que o bom relacionamento tem influência no atendimento prestado à população e faz com que a unidade mogiana seja referência para o estado de São Paulo.

“Além do treinamento para o programa Município Verde Azul, esta é uma possibilidade de integração. A parceria entre o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura é excelente e colabora para a cidade. Teremos o curso de um dia, que será muito proveitoso para todos”, disse.

O curso foi iniciado com uma exposição sobre os temas Introdução ao Programa Município Verde Azul, Legislação de uso de fogo, Educação Ambiental – Tipos de Vegetação e Incêndio Florestal – Definição, Causas e Prejuízos. Na sequência, foram abordadas as questões Comportamento do Fogo – Triângulo do Incêndio em Vegetação, Fatores de Propagação, Classificação dos Incêndios – Proporção e Tipos, Partes do Incêndio e Aceiros – Classificação. Fechando a parte teórica, as orientações foram sobre Prevenção, Combate – Métodos, Materiais e equipamentos e oSistema de Comando e Operações de Emergência (Sicoe).

Já durante o período da tarde, os trabalhos práticos tiveram como temas Reconhecimento de viaturas materiais e equipamentos e o combate a pequenos focos de incêndio.

Município Verde Azul

O programa Município Verde Azul tem como objetivo medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. A participação no programa também é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop).

Neste ano, Mogi das Cruzes foi pré-certificada, durante o  1° Encontro Estadual de Pré-Certificação do Programa Município Verde Azul, realizado em 8 de junho, no auditório do Cemforpe, e que reuniu representantes de mais de 600 municípios.

Para a avaliação dos municípios que buscam a certificação Verde Azul, dez diretivas são analisadas: esgoto tratado, gestão das águas, resíduos sólidos, cidade sustentável, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. Para cada diretiva, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente estabeleceu critérios de avaliação. No ano passado, 78 municípios receberam a certificação do programa. (Luiz Maritan)

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo