Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes
Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Hospital Municipal recebe selo

Fonte:Prefeitura de Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes

Hospital Municipal recebe selo de qualidade ONA2, nesta terça-feira (12/09)

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes conquistou a certificação "Acreditado Pleno", concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Este é o segundo nível do selo de reconhecimento oferecido às unidades que comprovam a qualidade e a segurança dos serviços assistenciais prestados. A cerimônia de entrega da certificação ocorrerá nesta terça-feira (12/09), às 11 horas, no Theatro Vasques.

A ONA 2 - Acreditado Pleno somente é concedida ao hospital que atende aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas, o que inclui aspectos estruturais e assistenciais, além da utilização de processos integrados e plena comunicação entre as atividades. “O Hospital Municipal conseguiu atender a todos estes requisitos, o que é motivo de muito orgulho para a nossa cidade”, comemora o prefeito Marcus Melo.

Entre as vantagens para o paciente estão a assistência segura, a gestão integrada entre os setores, a melhoria nos processos e a melhoria contínua.

A assistência segura garante que o paciente receba o tratamento adequado, com a minimização dos riscos; a implementação de protocolos clínicos e de prevenção de doenças; e acompanhamento multidisciplinar. “A ONA 2 reforça que o Hospital Municipal oferece a qualidade dos cuidados assistenciais, como prevenção, tratamento e recuperação, para reduzir ou eliminar incidentes com potencial para causar danos ao paciente”, afirma o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

A gestão integrada entre os setores é a interação entre os departamentos em busca de soluções para uma melhor prestação de serviços. Já a melhoria nos processos estabelece uma maior efetividade nos resultados por meio de controle de recursos humanos e materiais. E, por fim, a melhoria contínua determina o aperfeiçoamento frequente dos profissionais.

A implantação do sistema permanente de avaliação da qualidade dos serviços, que resultou nas certificações, teve início em 2014, com a criação do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) no hospital. Em 2015, nove meses após iniciar as atividades, o Hospital Municipal obteve a certificação ONA 1 - Acreditado. A busca por um serviço de excelência teve sequência, primeiro com a renovação da certificação, em 2016 e, agora, com a conquista do segundo nível de acreditação. 

"A ONA 2 é resultado do trabalho da equipe de colaboradores do Hospital Municipal, da diretoria, do corpo clínico e da Secretaria Municipal Saúde. Todos estão comprometidos em garantir que o paciente receba atendimento ágil e eficiente", afirmou Aguinaldo Corrêa, diretor Operacional da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, entidade que faz a gestão do hospital por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria Municipal de Saúde.

"É uma evolução importante e confirma que nosso hospital garante a segurança do paciente considerando a estrutura física, os recursos humanos, os equipamentos, os fluxos de trabalho, os protocolos clínicos e registros ainda mais confiáveis", afirmou a gerente do NQSP, Érica Laurindo.

A certificação ONA 2 é válida por dois anos, mas o processo de avaliação e, consequentemente, implantação de melhorias é permanente. "Continuaremos com os diagnósticos de resultados e as melhorias. Nosso compromisso é evoluir para a obtenção, em um futuro próximo, do Nível 3, a excelência em gestão", adiantou Corrêa.

Para conquistar o selo de qualidade, o Hospital Municipal passou por uma auditoria da Fundação Vanzolini, em junho deste ano. A Vanzolini é um das Instituições Acreditadoras Credenciadas (IAC) pela ONA. A auditoria é realizada tendo como referência as normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação.

33 com ONA 2 no Estado

No Estado de São Paulo, de acordo com o CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, atualmente existem 1.081 hospitais cadastrados. Segundo a Organização Nacional de Acreditação, 92 hospitais são certificados, 14 dos quais unidades que atendem exclusivamente pacientes da rede pública. Desse total de 92 unidades, apenas 33 possuem o selo de qualidade ONA 2 - seis deles são públicos.

Principal unidade do Sistema Integrado de Saúde (SIS), o Hospital Municipal, que fica no distrito de Braz Cubas, realiza atualmente uma média de 31,3 mil atendimentos por mês. Em três anos de funcionamento, já realizou 1,158 milhão de procedimentos.

Autor

Tudoem

Prefeitura de Mogi das Cruzes

secretaria de comunicação da prefeitura de Mogi das Cruzes

redator.ccc@pmmc.com.br

www.pmmc.com.br

Comentários

Voltar ao Topo