Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes
Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Tony Berchans se apresenta

Fonte:

Tony Berchans apresenta neste domingo concerto Cinepiano, com clássico de Chaplin

 

Neste domingo (23/07), todo o público mogiano poderá conferir gratuitamente uma experiência audiovisual única. É o espetáculo Cinepiano, comandado pelo pianista Tony Berchans, que está na programação do 9º Festival de Inverno Serra do Itapety e será apresentado às 17 horas, no Theatro Vasques. Ao piano e com estilo próprio, Berchans vai interpretar o grande clássico “O Circo”, filme de Charles Chaplin, do ano de 1928.

O projeto Cinepiano toma como base os primórdios do cinema, quando os filmes não possuíam áudio e pianistas eram convidados para entreter a plateia durante a projeção de imagens. Berchans, de certa forma, reassume este papel e improvisa uma trilha sonora, enquanto imagens da produção cinematográfica são projetadas a todo o público.

Em palco, a música narra as cenas com precisão e, na falta dos diálogos e sons, ela ajuda a contar a história, estabelecendo andamentos, climas emocionais, ambientações dramáticas e pontuações cômicas. Trata-se, portanto, de uma performance que somente um artista com eficiência dramática e alto nível de qualidade musical consegue executar.

Para Berchans, o projeto Cinepiano nasceu quando ele assistiu em 2008 a uma apresentação do pianista Bob Mitchell, então com 96 anos de idade, no Silent Movie Theater, em Los Angeles. Bob começou a tocar com doze anos de idade, em 1924, em pleno auge do chamado cinema mudo! Apesar da idade avançada, o lendário músico proporcionou um espetáculo inspirador ao acompanhar dois filmes com técnica e sensibilidade indescritíveis.

Inspirado pela experiência, dois anos depois Berchmans criou o projeto Cinepiano Tony Berchmans e, desde então, vem se apresentando em prestigiados e variados espaços culturais no Brasil, como MIS (Museu da Imagem e do Som/SP), Teatro Porto Seguro, várias unidades do SESC e SESI, em São Paulo, Belo Horizonte, Campinas, Santos, São José dos Campos, Sorocaba, Piracicaba, Itu, Uberlândia e Ribeirão Preto, entre muitas outras.

Nos últimos anos, o Cinepiano Tony Berchmans foi selecionado pelo Circuito Cultural Paulista, pelo Circuito SESI, participou das “Viradas Culturais” do Estado e do município de São Paulo, convidado da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e da Fundação Clóvis Salgado (BH).

Na Europa, o Cinepiano foi atração especial em vários eventos relevantes, como o NattJazz 2013 (tradicional festival de Jazz de Bergen, Noruega), em duas edições (2014 e 2016) do Transilvania International Film Festival (Maior festival de cinema da Romênia), no Wide Skies Film Festival (em Hexham, Inglaterra) e no Cinema Museum (Londres), entre outros.

 

Serviço:

Cinepiano Tony Berchmans

Chaplin "O Circo"

Dia: 23 de julho (domingo)

Horário: às 17 horas

Local: Theatro Vasques

Duração: 75 minutos

Recomendação: Livre

Gratuito


Comentários

Voltar ao Topo