Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes
Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

Lançamento do Selo Município Verde Azul

Fonte:

Junho Verde terá lançamento do Selo Município Verde Azul nesta quinta e passeio ciclístico domingo

 

A programação do Junho Verde – iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes em comemoração ao meio ambiente, com ações durante o mês – terá o lançamento do Selo Município Verde Azul nesta quinta-feira (08/06), a partir das 13h, no Cemforpe. O evento reunirá municípios de todo o Estado de São Paulo e dará início ao programa em sua edição 2017. Outra atração é o Passeio Ciclístico Interparques, que acontecerá no domingo pela manhã, com saída do Parque Centenário até o Leon Feffer, onde haverá plantio de mudas, com retorno ao Centenário.

“O fato de Mogi das Cruzes receber o lançamento do Município Verde Azul é muito importante e significativo. Estarão presentes aqui representantes de mais de 600 municípios paulistas, que participam do programa. No caso específico de Mogi, estamos trabalhando em conjunto com outras secretarias municipais para melhorarmos cada vez mais nossos indicadores”, diz o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima. Na edição de 2016, Mogi das Cruzes ficou na 134ª posição no Estado.

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o programa tem como objetivo medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O Município Verde Azul estimula e auxilia as prefeituras na elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável. Além disso, a participação no programa é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop).

Em 2016, as dez diretivas para avaliação dos municípios foram esgoto tratado, gestão das águas, resíduos sólidos, cidade sustentável, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, qualidade do ar, estrutural ambiental e conselho ambiental. Para cada diretiva, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente estabeleceu critérios de avaliação. No ano passado, 78 municípios receberam a certificação do programa.

Nesta terça-feira à tarde, na Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro do Semae, o gestor operacional da Cooperativa de Reciclagem Rede CataSampa, Roberval Prates Reis, fez uma palestra sobre coleta seletiva e reciclagem, para os funcionários, como parte do projeto para implementação da coleta seletiva na autarquia. O trabalho já começou a ser desenvolvido com pontos de coleta no prédio administrativo e na ETA Centro, e será levado para outras unidades do Semae a partir deste mês. Na palestra, foram abordados temas como o trabalho da CataSampa, a importância da coleta seletiva e mudança de hábitos de consumo.

Passeio ciclístico

Já o passeio ciclístico de domingo será uma ação que unirá respeito ambiental e atividade física. Os mogianos que comparecerem ao Parque Centenário vão pedalar até o Leon Feffer, participar do plantio de mudas no local e retornar ao Centenário. O diretor da Universidade Livre do Meio Ambiente (UniLivre), André Miragaia, lembra que os 200 primeiros inscritos receberão camisetas e garrafas plásticas (squeezes). Ele acrescenta que as inscrições podem ser feitas no Parque Centenário e informa que a saída do passeio será no estacionamento do parque.

A ação dá continuidade a uma tendência que já vem sendo colocada em prática na cidade pela secretaria, que são os passeios ao ar livre, tendo os parques como pontos de partida e chegada. No dia 12 de março deste ano, por exemplo, cerca de 200 pessoas participaram da 1ª Caminhada Verde e Rosa, cujo percurso foi do Parque Centenário ao Parque Natural Municipal Francisco Afffonso de Melo, o Chiquinho Veríssimo. O trecho de sete quilômetros exigiu fôlego dos participantes, principalmente o trecho de subida próximo à Vila Oroxó. (Marco Aurélio Sobreiro e Julio Nogueira)


Comentários

Voltar ao Topo