Tudoem Mogi das Cruzes
Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes Tudoem Mogi das Cruzes
Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Mogi das Cruzes

HISTÓRIA DO BRASÃO DE MOGI

Fonte:

BRASÃO


Idealizado pelo historiador Dr. Afonso Taunay e desenhado pelo artista J. Wasth Rodrigues.
Instituído pelo Ato nº 48 , de 1º/07/1931.
Restabelecido pela Lei nº 19, de 27/02/1948.

 

Escudo com um gibão de armas frechado, tal qual ocorre na célebre estampa _ COMBATE DE ÍNDIOS BOTUCUDOS COM SOLDADOS MILICIANOS DE MOGI DAS CRUZES _ representado ao natural, em campo vermelho ou degoles.Cinco escudetes firmados em chefe recordam e simbolizam uma série de fatos da história local e circunstâncias da vida mogiana _ antiga e moderna _.No primeiro escudete, partido, ocorre, no primeiro quartel, a pipa de ouro, em campo vermelho, das armas de Braz Cubas; no segundo, o cardo verde, em campo de prata das armas dos Cardoso.

Estão, aí,pois, lembrados dois vultos inesquecíveis da história mogiana: BRAZ CUBAS, dono da sesmaria e da fazenda sobre a qual se ergueu a vila de SANT ANNA DAS CRUZES DE MOGI; e BRAZ CARDOSO, fundador da vila, erecta em 1611. No segundo escudete, uma sérpe de ouro numa faixa de prata em campo verde, traduz a denominação "MOGI" _ Rio das Cobras _ no dizer dos maiores sabedores de nossa Língua Geral.No terceiro escudete,três cruzes vermelhas, da ordem de Cristo, postas em roquete, e em campo de prata, evocam a antiquíssima tradição dos três cruzeiros chantados no adro da primeira igreja Matriz, fato de onde proveio a esta denominação de Mogi das Cruzes. No quarto escudete, vem duas corôas muraes de ouro, tudo em campo de sinople (verde).

Simbolizam as corôas muraes a fundação de cidades por mogianos _ mineradores de ouro, partidos das margens do Tietê, o grande rio paulista das entradas e monções, No quinto escudete uma roda dentada, de engrenagem,simboliza a existência de já notável indústria moderna na cidade.Como tenentes do escudo, dois bandeirantes revestidos do característico "GIBÃO D ARMAS" _ um deles empunhando uma bandeira de Santana, orago da cidade, e o outro armado de arcabuz.Como suportes, ramos de fumos e hastes de cana, ao natural, rememoram as duas lavouras tradicionais do município.No listal, em letrasprata sobre fundo vermelho inscreve-se a divisa que se pode traduzir como "SOU DA GREI BANDEIRANTE","PROCEDO DOS BANDEIRANTES" ou seja: BANDEIRANTES GENS MEA". ?

Fonte: Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Transcrito da Lei nº 19

BANDEIRA

Tanto quanto o brasão, a bandeira representa o município. Mogi das Cruzes tem sua bandeira, oficializada por Lei Municipal n.º 804 de 29 de novembro de 1956.

A bandeira de Mogi das Cruzes tem três faixas horizontais, sendo a de cima de cor preta, a do meio branca e a de baixo vermelha.Elas representam a população de que se formou o município, através das três raças: branca, negra e vermelha (índios). As faixas preta e vermelha tem cada uma 1/4 do total e a do meio tem 2/4, por ter sido bem maior a contribuição da raça branca.

No canto esquerdo, um triângulo de lados iguais com o vértice voltado para a direita e representando a Santíssima Trindade e, por extensão, Sant'Ana, padroeira da cidade. Esse triângulo de cor azul, simbolizando o nosso céu, tem uma estrela dourada, em cada um de seus três ângulos. Lembrando a expansão dos bandeirantes mogianos nos sentidos norte, noroeste e sudoeste. Ainda sobre este triângulo, mais a direita o brasão da cidade e a esquerda uma cobra fumando, lembrança da participação dos mogianos na Força Expedicionária Brasileira a 2ª Grande Guerra, participação essa que foi a maior dentre todas as cidades do interior do Brasil. ?

Fonte: Arquivo Histórico
Secretaria Municipal de Cultura e Meio Ambiente
Historiador: JURANDYR FERRAZ DE CAMPOS

 

 

Autor

inove uniforme

inove.uniforme10@gmail.com

https://www.inoveuniforme.com.br


Comentários

Voltar ao Topo